quinta-feira, 25 de março de 2010

CInTeQ 2010 - Último dia (Parte 3)

Dando prosseguimento a cobertura!

A 5ª palestra do dia foi com o canadense Naysawn Naderi, da Microsoft, que falou um pouco sobre o dia a dia de um testador com a solução Microsoft e nos apresentou em primeira mão o novo Microsoft Visual Studio Test Professional 2010!

No ínicio de sua apresentação, Naysawn lembrou que o Excel é a primeira ferramenta de testes da maior parte das empresas, já que toda empresa inicia a sua área de testes com a planilha eletrônica da Microsoft.

Naysawn citou também que 70% dos testes ocorrem de forma manual e somente 30% deles são automatizados.

A palestra partiu então para a exibição da nova ferramenta, com o poderoso Microsoft Testing Center, que alia BugTracking, Gerador de casos de teste e automatizador de testes, com direito a testes de regressão, além dos inúmeros relatórios.

Achei a ferramenta muito interessante e pelo visto a Microsoft entra neste mercado para bater de frente com as grandes, HP, IBM e Borland.

Ao final da palestra, troquei uma idéia com o Naysawn e ele me confirmou que a ferramenta testa qualquer aplicação que esteja rodando web (em browser), independente da sua linguagem, arquitetura ou plataforma.

O novo "brinquedinho" irá custar 1.500 dólares por licença e sairá agora em abril.

Microsoft Testing Center

Não, não é o Marcos Mion, mas sim Naysawn Naderi!

A 6ª  penúltima palestra do dia foi com Antonio Coutinho, do Santander. Coutinho falou sobre a "Gestão de Conhecimento de Teste"  e aproveitou para falar da situação atual do banco.

A área de testes do Santander trabalha junto com uma Fábrica de Testes, que recebe o seu pagamento através da quantidade de número de casos de teste executados, sejam eles falhos ou não.

Coutinho colocou uma frase muito interessante, proferida por Abraham Lincoln: "Se eu tenho 5 dias para derrubar uma floresta, então vou passar 2 dias afiando o machado". Ou seja, muito a ver com a nossa realidade em relação a planejar o que deve ser executado.

O principal momento da palestra, foi quando Coutinho exibiu os programas de desenvolvimento das pessoas, que é executado pelo banco, onde pude listar os seguintes tópicos:
  • Formação de líderes;
  • Foco no empreendedorismo;
  • Parceria para ações comunitárias;
  • Plano de capacitação e certificação;
  • 70% da equipe é certificada CTFL/BSTQB, custeado pelo banco;
  • Todo projeto finalizado ganha um quadro na parede do escritório, com a foto da equipe participante e a assinatura de todos os envolvidos. Isso ajuda a valorizar os funcionários!
  • Em 2009, mais de 1.400 projetos foram finalizados!
  • E a meta para 2010 é crescer em dobro na pesquisa de clima organizacional.
Por fim, Coutinho afirmou:

"Não basta ferramentas e processo maduro, é necessário antes de mais nada investir em PESSOAS".

Com certeza a palestra terminou muito bem, pois Coutinho bateu na tecla correta e parece que o clima no banco é fantástico para os funcionários. Seria interessante que as empresas de TI do Brasil adotassem programas parecidos, já que a rotatividade na nossa área é muito grande!

Palestra de Antonio Coutinho

Antonio Coutinho

Por fim, para nos despedirmos do CInTeQ 2010, tivemos a excelente palestra com Dorothy Graham. Doroty falou sobre "Ilusões Cognitivas no Desenvolvimento e Teste" que não teve um foco específico em software, mas sim na nossa área como um todo.

Dorothy falou sobre diversos casos de ilusão de ótica, e muitos exemplos fora da nossa área, mas que foram aproveitados.

Segundo ela, "Você não pode controlar aquilo que não consegue medir" e isso é a mais pura verdade.

Próximo do fim, ela falou sobre culpa, sobre as rixas entre testers e desenvolvedores e citou algo muito legal:

"Culpar é mais fácil do que perdoar"

E para fechar, a frase que resume tudo:

"Não acredite em tudo que você pensa!"

Dorothy Graham

E assim chegamos ao fim do 1º CInTeQ, com a confirmação que nos dias 28 e 29 de março de 2011, teremos o evento novamente! Tivemos uma audiência média entre 190 a 200 pessoas nestes 2 dias e foi muito proveitoso.

Eu que banquei o Congresso 100% do meu bolso, gostei demais e acredito ter aproveitado ao máximo, mesmo quando a palestra não tinha nada a ver com a minha área.

Coloquei aqui para vocês um resumão daquilo que eu anotei e que me marcou nestes 2 dias.

Quem quiser dar uma lida em opiniões mais técnicas, visite os seguintes blogs:
  • QualidadeBR - O nosso amigo Fabrício está matando a pau na cobertura!
  • Testavo - Cobertura total e muito boa!
Recomendo a visita aos dois blogs, a cobertura está excelente!

E eu me despeço informando que trarei mais um post durante esta semana, com mais fotos e alguns vídeos do CInTeQ 2010! Além de comentários fora do tema do congresso!

Obrigado a todos pela visita!

Abraços e até o CInTeQ 2011!

Um comentário: