terça-feira, 26 de outubro de 2010

Palestra com o consultor Antonio Braga

Na noite do dia 29/09 tive a oportunidade de ter uma palestra "VIP" com o grande Antonio Braga, da Crest Consulting, que esteve na aula do meu MBA falando um pouco sobre o CMMI e a sua nova versão 1.3, que será lançada agora em novembro.

Antonio Braga - Crest Consulting
Em pouco mais de 1 hora, Braga deu um show para todos nós e tirou dúvidas importantíssimas em relação ao modelo. Fiz algumas anotações pertinentes e aproveito para compartilhá-las aqui no blog:


- Braga informou que apesar do lançamento da nova versão do CMMI, as empresas poderão utilizar a versão 1.2 para a realização dos SCAMPI até novembro de 2011.


- Braga contou um causo muito engraçado que aconteceu com ele na China, quando ele esteve por lá para avaliar uma empresa. Esta empresa simplesmente havia “alugado” um projeto com todos os seus envolvidos de uma outra, com a esperança de obter a certificação CMMI. Em determinado momento da avaliação, Braga percebeu que não havia evidências do processo naquela empresa em questão e que os envolvidos estavam completamente perdidos! Após descobrir a tramóia chinesa, Braga soube que o governo chinês paga 70 mil dólares para cada empresa certificada em CMMI. Logicamente que a empresa não foi certificada e o Braga é quase que uma “persona non grata” na China!


- Braga já participou de avaliações em diversos países, além do Brasil: Portugal, EUA, Reino Unido e China.


Por fim, Braga passou o ponto fraco de cada uma das PA´s para os níveis 2 e 3 e a melhor solução para cada um deles:

  • REQM: SP1.4 - A melhor ferramenta para atender esta SP é o Enterprise Architect (EA), que é mais barata que as suas concorrentes da IBM e da Borland, além de ser mais completa.
  • PP: SP1.4 - A melhor técnica de estimativa é o FPA (Ponto de função).
             SP2.4 - Prever recursos materiais, além do humano.
  • PMC: SP1.1 - Utilizar os 3 pilares para monitorar: Esforço, custo e prazo.
  • MA: SP1.1 - Associar o indicador com o objetivo da organizaçã.
              SP1.2 - Especificar as medições.

Braga afirma que deve-se estabelecer e manter estes pontos ao menos 1 vez por ano.

  • CM: SP3.2 - Auditar as baselines criadas (organizacionais). Verificar se os produtos de trabalho estão com as versões corretas de acordo com o baseline organizacional.
  • SAM: SP2.2 - Monitorar a forma que o fornecedor desenvolve o produto.
  • OPF: SP3.4 - Além de gerar, também analisar as lições aprendidas e verificar se estas podem ser implementadas no projeto.
  • OPD: SP1.6 - Não havia na versão 1.1 do CMMI. Definir o padrão dos equipamentos de trabalho (ambiente padrão para a empresa.
  • OT: SP1.1 - Estabelecer uma estratégia para o treinamento, para a empresa não perder dinheiro. Criar um plano tático de treinamento para 5 anos.
              SP2.3 - Análise do retorno do treinamento. Entre o intervalo de 3 a 6 meses após ele ser aplicado, é possível verificar a eficácia do treinamento.

  • DAR: SP1.1 - Formalizar as decisões tomadas.

Ao final da palestra, Braga respondeu a seguinte dúvida de um colega de classe:


“A minha empresa não tem processo, o que fazer primeiro? Começar a escrevê-los ou chamar uma consultoria primeiro?”


Segundo Braga, os seguintes passos devem ser realizados, em conjunto com um consultor:


- Definir uma pessoa para fazer parte do grupo de EPG da empresa e começar a definição dos processos. Esta pessoa deverá ser a com mais conhecimento na empresa;

- Definir as áreas de PP e PMC;

- Definir a área de PPQA

- Definir a área de REQM.

Ao final da palestra, em pouco mais de 1 hora, Braga deixou uma imagem positiva para toda a sala, além destas grandes dicas e observações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário