terça-feira, 19 de maio de 2015

Testadores 2015 - Resumão

Fala galera,

Segue um resumão do evento Testadores 2015, que rolou neste último sábado na Faculdade Impacta.

Infelizmente não consegui encontrar parte das apresentações, mas assim que o fizer, atualizarei esta postagem. Assim como ocorreu no TDC 2014, não vou resumir todas as palestras, principalmente para não entrar nos méritos de cada palestrante, então segue o resumo daquelas que mais gostei e alguns breves pontos das demais:

1. BDD em Ação (Alan Batista)

Alan destacou alguns pontos bem bacanas sobre o BDD que fiz questão de anotar (espero em breve disponibilizar a sua apresentação aqui):
  • BDD deve ser utilizado como um facilitador para o TDD;
  • BDD remete a comportamento e Living Documentation (em resumo, Cucumber);
  • Sempre devemos incentivar o teste durante o desenvolvimento;
  • Zero Bugs é UTÓPICO (todos sabem, mas é sempre bom repetir =D)
Alan também citou algumas ferramentas do seu Toolbelt BDD, porém não consegui anotar todas:
Por fim, foi realizado um Hands ON com BDD bem proveitoso para quem já teve algum tipo de contato com Ruby ou codificação de testes.

2. Testes para Aplicativos Android (Jorge Diz)

Jorge começou a sua palestra com uma imagem de uma tela de login mobile, com todos os campos disponíveis (usuário, senha, esqueci a senha e etc) e perguntou: "Onde está o erro desta tela?"

Ninguém acertou. O erro era: Fazer o login. Atualmente o usuário não quer fazer login e isso pode ser visto em quase todas as novas aplicações e sites que te permitem logar com a sua conta do Twitter, Facebook, Google e etc. O usuário está sem paciência atualmente para realizar um cadastro, ativá-lo através do seu e-mail e etc. Jorge está completamente certo neste ponto.

Sabe qual é o significado de API? Não, não é Application Programming Interface, mas sim Ainda Precisamos Implementar....

Jorge finalizou falando sobre os desafios técnicos e de organização para equipes e citou um termo bem peculiar: Fator Caminhão/Trem. Quantas pessoas você precisa atropelar para que o projeto pare? Existem empresas que basta que uma pessoa fique fora para que todo o projeto vá por água abaixo!

3. Testes do WS dos Correios via Visual Studio 2015 (José Correia)

José Correia mostrou como realizar testes de Webservices via Visual Studio, algo bem similar ao SoapUI para quem já esta familiarizado. Correia citou também um paradigma bem interessante, que se assemelha aos testes de interface: Paradigma da Catapulta, pois você aponta o teste, prepara a massa, carrega e dispara. Ao final recebe o retorno, analisa as informações e modifica para refazer o teste.

4. Testes Componentizados: Como esta Técnica pode Aumentar a Produtividade (Marcelo Galvão) - Slide

5. Testando APIs com REST com Rest-Assured (Júlio de Lima) - Slide

6. Ambiente de Teste: Criação e Destruição do Ambiente em Mainframe (Fernando Gandara)

Gandara trouxe uma palestra bem divertida para todos e fez um comentário bem bacana sobre o usuário de TI: O usuário é um ser místico. Só ele consegue fazer coisas impensáveis pelos desenvolvedores e testadores...

7. Qualidade Total. Um caminho sem FIM (Wellington Lockmann)

8. Um bom QA deve ser um DEV de verdade (João Almeida)

Gostei muito da palestra do João, foi uma palestra com informações bacanas e em uma linguagem tranquila para mim. Ele começou falando sobre o projeto do Campus Code, que não é um curso, mas sim uma oportunidade de aprender programação com profissionais em projetos reais! Recomendo que visitem o site para maiores detalhes, já fiz a minha inscrição.

João também comentou sobre o Codebases, que é um relatório que mostra a quantidade de linhas de código por aplicação. A escala começa em centenas, milhares, milhões, até chegar no bilhão de linhas de código. Clique aqui e confira os dados.

Assim como um esportista que precisa treinar fundamentos para sempre se manter em alto nível, João citou os fundamentos de desenvolvimento que sempre devem ser estudados, revisados e treinados:
  • Orientação a Objetos
  • Requisições HTTP
  • Arquitetura e Design Patterns
9. Criação de uma equipe de QAs, do Waterfall ao Agile (Robson Agapito) - Slide
Robson contou como foi a evolução da área de QA da Locaweb. Inicialmente os bugs eram registrados por e-mail, de uma forma onde o controle foi se perdendo com o tempo. Evoluíram para o Excel e no final chegaram ao Bugzilla. Pelo tempo que o Robson está na Locaweb (desde 2011), acredito que foi uma evolução um pouco lenta, pois eu utilizava o Bugzilla na Itautec em meados de 2009 e o sistema já era defasado em relação a Mantis, Jira e etc., principalmente por ser escrito em Perl.
Robson também citou a sua experiência em projetos utilizando Crowdtest. Na primeira oportunidade, onde era necessário validar a regra de negócio, a experiência foi ruim. Já na segunda vez, quando o foco da validação estava na usabilidade, a experiência foi boa. Por sinal é a mesma opinião que eu tenho sobre este tipo de contratação freelancer.
Na transição entre o Waterfall e o Agile, Robson citou que a equipe parou de usar o Bugzilla, apontando questões pessoais entre desenvolvimento e QA, algo que não consigo entender muito bem, ainda mais tentando traçar um paralelo entre a Locaweb e o Mercado Eletrônico. 
Agapito também apresentou as metas da área, que lembram muito os OKRs utilizando na minha empresa:
  • Criar casos de testes antes do desenvolvimento
  • Realizar mais testes através de Rotas do que testes em Interface Front End pelos QAs
  • Criação da automação funcional para o Happy Path
  • Ter aplicado testes de Performance
  • Oficializar novas técnicas para o processo de Testes Exploratórios para o time de QA.
  • Ter 100% das funcionalidades críticas dos painéis automatizadas
Outra coisa bacana foi o planejamento de treinamentos da área:
  • Leitura do livro Base de Conhecimento;
  • Treinamento Interno;
  • Treinamento Externo;
  • Coaching dos mais experientes da equipe;
  • Participação em eventos.
Por fim, a apresentação do Agapito sobre a Locaweb foi excelente para ver que a área de QA do Mercado Eletrônico e parte do nosso desenvolvimento de software não deve em nada para uma das maiores empresas de hospedagem do Brasil. Talvez exceto pela automação, que ainda estamos engatinhando, principalmente pela complexidade da nossa plataforma, todo o resto é equivalente ou superior!

No final acabei não participando da Mesa Redonda por conta do horário e infelizmente acabei perdendo as discussões.

Por fim, recebi hoje o meu certificado do evento:

Agora ficamos na expectativa para o TDC em julho e quem sabe algum outro evento da área ainda neste ano (o pessoal da Comunidade Testadores prometeu organizar outros eventos).

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário