segunda-feira, 19 de abril de 2010

Boletim TesteNews - 4ª edição

Saiu a 4ª edição do Boletim TesteNews, para baixá-lo, clique aqui: 4ª edição

Se você perdeu as demais edições, veja como consegui-los aqui: Boletim TesteNews

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Causos da Homologação

Vou encerrar a semana com mais um causo da homologação!

Em um módulo desenvolvido aqui na empresa, estava ocorrendo GPF sempre que o usuário acessasse um dado cadastrado e logo depois clicasse sobre alguma opção na barra de ferramentas.

Bug reportado e com a seguinte correção por parte do desenvolvimento:

Ao acessar o dado, a barra de ferramentas era desabilitada automaticamente, e o usuário não podia acessar nenhum opção dela, ou seja, nada de dar pau né.....

Mas não foi só isso, caso o usuário voltasse a tela de cadastro (tela inicial), a tal barra de ferramentas continuava desabilitada, coisa que não ocorre quando você abre o módulo....

Bom, sem comentários!

abraços e bom final de semana!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Virtualização em Ambiente de Testes

Vou falar sobre um assunto que ainda não possui muitas referências na Web e que poucos profissionais utilizam.
Não vou entrar muito no detalhe de o quê é Máquina Virtual (Virtual Machine), mas vou sugerir dois link´s interessantes:
Tive o meu primeiro contato com esse conceito em 2006, mas somente quando comecei a trabalhar na área de testes em 2007, que percebi a importância desta ferramenta.
Quero entrar em um ponto interessante, que é a Virtualização em Ambiente de Testes, mostrando como eu e meus colegas utilizamos essa ferramenta em nosso dia-a-dia:
A aplicação que é desenvolvida na empresa onde trabalho necessita estar mapeada em um drive F: para ser executada. Portando, ela pode estar originalmente localizada em qualquer disco ou pasta do micro. Antes de utilizar as VM´s (Virtual Machines), era utilizado o conceito de pastas, sendo que cada versão do software possuía a sua pasta e caso fosse necessário voltar uma versão, era necessário renomear estas pastas. Utilizando este conceito, você não conseguia testar 2 versões diferentes paralelamente, além de ficar restrito a executar os testes no ambiente de um único cliente.
Com a adoção da Máquina Virtual, utilizamos uma máquina "modelo" instalada somente com o Windows 2003 Server e atualizada com o último SP e Antivírus coorporativo e adicionamos um hd virtual a ela, com o sistema desenvolvido pela empresa e que precisa ser testado. Conseguimos colocar até 2 hd´s virtuais junto à máquina "Modelo" com o Sistema Operacional, ou seja, conseguimos testar 2 versões em paralelo, que poderia ser de 2 clientes diferentes ou de apenas um cliente, mas sendo versões diferentes do sistema.
Uma outra facilidade é a possibilidade de ter 2 ou 3 ambientes no ar ao mesmo tempo, podendo testar mais de um cliente por servidor. O que antes era feito com o auxílio de 5 ou 6 servidores para o mesmo número de testadores, agora conseguimos fazer com 2 servidores, cada um com 3 máquinas!
Utilizamos a ferramenta VirtualPC, da Microsoft, apesar que já utilizamos a VMWare e estamos iniciando os testes com o VirtualBox, da Sun.
Um outro ponto interessante, é a possibilidade de enviar um ambiente montado e pronto para o uso para as Fábricas de Testes, evitando assim que o ambiente seja montado por eles da maneira diferente de como ele é em nosso laboratório. Esse ambiente é enviado via DVD e basta ao Analista da Fábrica copiá-lo para o Servidor de Testes e colocá-lo no ar. Redução de tempo gasto na montagem do ambiente por parte da Fábrica, além da redução do tempo de suporte que perdíamos, ajudando este analista a montar um ambiente do zero.
Atualmente não nos vemos mais sem a utilização das máquinas virtuais, pois ela contribui e muito para o nosso dia-a-dia.
Se alguém tiver mais informações interessantes sobre o tema, postem nos comentários!
abraços!