Ontem estive presente no encontro de Outubro realizado pela
ALATS, na Torre Norte do WTC, no auditório da Microsoft.
Este foi o primeiro encontro realizado pela nova diretoria da associação, dirigida pelo Edson Guimarães.
O encontro que teve as suas inscrições esgotadas, teve uma abstenção muito grande, talvez motivada pelo trânsito em São Paulo.
O encontro começou com a apresentação do Edson, que falou um pouco de como será o trabalho da nova diretoria e anunciou as suas expectativas para os futuros encontros.
|
Edson Guimarães (ALATS) abre o evento |
A primeira palestra da noite foi por conta do pessoal da empresa
Freeddom, representada pelo Carlos e pela Aline
|
Aline e a apresentação da Freeddom. |
O tema da palestra foi
"Testes ágeis na prática", mas sem entrar na questão da metodologia ágil de desenvolvimento. O principal case da Freeddom é o "Oi pago" e eles atuam no segmento de pagamentos pelo celular.
Carlos citou que a maior base de conhecimento da Freeddom é a equipe de testes, pois além de conhecer o sistema, eles também detêm a regra de negócio.
A apresentação exibiu algumas fotos da infraestrutura da empresa, inclusive demonstrando como é feito o "pareamento", quando o desenvolvedor está junto ao tester na frente do micro.
Após o intervalo para o café, foi a vez da palestra com o
José Papo, meu professor do MBA e novo contratado pela Microsoft para trabalhar com o Visual Studio 2010.
|
José Papo e o Visual Studio 2010. |
O tema da palestra foi desmistificar o
"O fim do "mas na minha máquina funciona" - Melhorando a colaboração na equipe", apresentando o novo Visual Studio 2010.
Papo começou a palestra apresentando alguns slides sobre o Visual Studio e exibindo algumas particularidades.
Papo também recomendou 2 interessantes livros:
-
Os segredos da Microsoft, lançado em 1996 e que mostra todo o negócio da Microsoft, inclusive que eles já utilizavam desenvolvimento ágil desde aquela época. Este livro já está esgotado e pode ser encontrado em sebos.
-
Show Stopper, que aborda a construção do Windows NT e que contém algumas curiosidades. Este livro ainda não foi traduzido para o português.
Segundo Papo, a versão 2010 da ferramenta da Microsoft foca a qualidade no processo de desenvolvimento, diferente das versões 2005 e 2008, que abordavam a construção.
Após mais alguns slides, tivemos uma apresentação da ferramenta, com direito a execução de um teste manual e logo depois sendo facilmente automatizado pela ferramenta. Pelo o que vi, a ferramenta tem tudo para ser a líder no mercado de ALM (Ferramentas de gerenciamento do ciclo de vida de aplicações).
O evento terminou com algumas dúvidas da platéia sobre a ferramenta e com a promessa feita pelo Edson, que no mês que vem teremos um novo encontro.
Aguardaremos!
abraços