segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Super-Herói do Teste!!!

Revirando a minha Caixa de Entrada, encontrei um e-mail que havia passado para os colegas do serviço no começo do ano, onde citava o Karnak, que é o super-herói do Teste!!!!
Segue um trecho retirado do Blog Testando Software:
"É o super-heroi chamado Karnak, dos Inumanos, que já confrontaram o Quarteto Fantástico, na linha da Editora americana MARVEL. O lider dos Inumanos é o famoso Raio-Negro...

Um dos principais poderes de Karnak (talvez o principal) é descobrir o ponto de stress num objeto sólido e atingi-lo através de um golpe simples. Com isto ele pode derrubar paredes, pessoas, placas de aço puro... Em outras palavras: ele descobre a falha no objeto e o atinge...


Na verdade os poderes dele são baseados em Testes em Materiais. Existe uma cadeira em Engenharia chamada de Resistencia de Materiais usada muito em construção civil. Isso mostra o quanto Testes podem servir de poder. Lembrando que o mestre "Stan Lee" foi o seu criador."

Quem quiser ver mais sobre a matéria, visite o link abaixo:

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Excelente blog sobre computação

O meu 1º trabalho no MBA tratava-se sobre SWEBOK e as suas áreas de conhecimento. É dificil encontrar algum bom material em português e inclusive o próprio SWEBOK não possui tradução ainda, como já ocorre com o PMBOK.

Uma colega do meu grupo encontrou um material vindo de um tal de Ronneesley, que abrangia bem o que precisávamos. Encontramos uma referência neste material e desde então visito semanalmente o seu blog!

O endereço é: http://analistasi.com.br/

O Roonnesley não fala somente sobre qualidade de software, mas sim sobre diversas coisas da área de TI! O mais impressionante é a idade dele, apenas 21 anos e uma vasta experiência na área!


Fica aí a dica!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Visão de Testes de Software segundo o SWEBOK

Segue uma apresentação sobre a Visão geral da área de Testes segundo o SWEBOK. Esta apresentação foi o trabalho final da disciplina de Validação e Verificação no meu MBA.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Causos da Homologação!

Fala galera!
Hoje vou iniciar uma nova seção neste blog: "Causos da Homologação".
Vou tentar escrever semanalmente (senão mensalmente), sobre o que ocorre na área onde eu trabalho, pois sempre acontece algum fato inusitado e que com certeza pode ser usado como ensinamento!
Causo 1:
No desenvolvimento de uma nova aplicação na empresa, foi desenvolvido um simulador para que pudessemos realizar os testes iniciais antes que o hardware ficasse pronto (o que levou 6 meses). Um dos testes consistia em setar uma combo do simulador e verificar como a aplicação se comportaria. Era um teste importante, pois caso fosse encontrado um erro nesta etapa, com certeza ele já estaria resolvido quando os testes com o hardware fossem iniciados. Pois bem, você setava a comba e nada acontecia. Nem no simulador e muito menos na aplicação. Foi aberto então um Bug, para que o simulador fosse corrigido e assim pudessemos testar a integração corretamente. Para o nosso espanto, a mensagem do desenvolvedor foi:
"Este Bug será invalidado, pois o problema não ocorre mais, já que a combo será removida da aplicação!"
Pera lá! Como é que o problema não ocorre mais? Remover a funcionalidade é muito fácil! Imagina só se um dia eu reporto uma falha assim:
"Tela de login apresenta falha ao clicar em OK".
Solução apresentada:
"Será removida a tela de login, os usuários irão acessar o sistema livremente." !!!!!

Bom, esse foi o causo de hoje!
Abraços!