sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Testes Exploratórios - Definições

Segundo o livro "Base de Conhecimento de Teste de Software", Teste Exploratório "é indicado quando existe pouca documentação para orientar os testes ou quando o prazo é tão curto que não é possível preparar um teste mais formal. É um teste executado a partir da experiência e da intuição do testador".
 
Conforme o SWEBOK, Teste Exploratório "é definido como uma aprendizagem simultânea, teste concepção e teste de execução, isto é, os testes não são definidos antecipadamente em um plano de testes, mas são dinamicamente projetados, executados e modificados. A eficácia do teste exploratório depende do conhecimento do engenheiro de software, que pode ser derivada de várias fontes: o comportamento do produto observado durante o teste, a familiaridade com a aplicação, a plataforma, o tipo de possíveis falhas e defeitos, o risco associado a um determinado produto, e assim por diante".
 
Pesquisando um pouco mais pela internet, encontrei estes 2 links interessantes:
 
 
O engraçado sobre o Teste Exploratório, é que muitos já o praticaram, mas poucos sabem sobre isso. Eu mesmo, quando entrei na empresa onde estou, precisei realizar os testes de um produto e juntamente com isto elaborar o Plano de Teste. Como não tinha experiência no produto e também não o conhecia, passei a "explorar" o software e registrar todos os testes realizados. Estava assim, realizando Testes Exploratórios sobre a aplicação.
 
Após esta breve explicação sobre este tipo de teste, vou trazer para vocês durante os próximos dias, o resultado do teste exploratório que realizei em meu novo celular e todos os defeitos encontrados! Vou enviá-los ao fabricante e espero ser atendido!
abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário