sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Parabéns para nós! 35 anos do Teste de Software!

Fala galera!

Ontem comemoramos o 35º aniversário do Teste de Software, data em homenagem ao lançamento do livro The Art of Software Testing, por Glenford J. Myers, em 20/02/1979!
E junto as comemorações, tivemos o evento Test Birthday, conforme eu havia adiantado na última postagem.
Confesso que esperava um pouco mais do evento e acredito que o pouco tempo reservado para as palestras foi o fator determinante para isto. 
A palestra inicial, do Fernando Ruano, a respeito de Fases x Tipos x Técnicas de Teste trouxe os conceitos iniciais sobre o Teste de Software e foi bem aproveitada por quem nunca havia ouvido falar sobre o assunto.
Fernando colocou um ponto bem bacana, sobre a criação de uma métrica de QA, onde seriam medidos quantos bugs poderiam ter sido evitados na fase de testes, caso o desenvolvedor tivesse realizado o teste unitário corretamente. Gostei e pretendo aplicar esta métrica futuramente na minha área, pois sofremos muito com erros primários e que seriam evitados com o mínimo possível de teste unitário.
Na sequência tivemos a palestra do Robson Agapito, com o tema Iniciando com RSpec + Selenium Webdriver. Apesar do pouco tempo, consegui absorver algumas informações pertinentes sobre o assunto, já que a minha área de QA ainda não possui testes automatizados e estamos muito suscetíveis a encarar o Selenium com Ruby!
O Robson disponibilizou o material de exemplo da palestra em seu GitHub.
Por fim, tivemos a palestra do Eduardo de Souza, com o tema Automação de Testes do SAP usando Selenium RC. Não gostei, já que o foco ficou muito em cima do SAP e pouco no Selenium. Devido ao tempo já estourado, o palestrante foi obrigado a correr com os últimos slides, o que prejudicou muito a sua apresentação.
Acabei não vendo a Mesa Redonda, pois tinha um longo caminho de metrô até em casa.
Sobre o local, a Impacta me decepcionou, confesso que esperava muito mais do local, devido ao seu nome no mercado. Instalações precárias e um ar condicionado extremamente frio, deixaram muitas pessoas desconfortáveis no auditório.
Por fim, recebi hoje o meu certificado do evento, muito bom!
Certificado de Participação no Test Birthday!
Bom, é isso. Espero que os eventos da área de QA voltem com tudo em 2014, pois precisamos e muito disto. Parabéns aos idealizadores!

4 comentários:

  1. Olá Mário,
    Muito obrigado pelo feedback!

    Gostaria de fazer uma consideração.
    Iniciei a palestra explicando que não tinha a pretensão de ensinar Selenium em 40 minutos, até por que acredito que seja melhor procurar um curso, livro ou vídeo aula. Eu não sairia de casa para ver algo que está no Youtube. Quero ver como esta ferramenta ou técnica está sendo aplicada nas empresas. Se realmente é viável.
    Tentei mostrar que resolver problemas complexos como o SAP não é apenas para ferramentas caras como Rational ou HP e tentei quebrar o preconceito em relação ao Selenium mostrando um caso real na Locaweb.
    A mensagem da palestra era: Se podemos automatizar o SAP com o Selenium, sua aplicação com certeza também pode ser automatizada com esta ferramenta.
    Entra ano e sai ano as palestras são sempre sobre treinamento em alguma ferramenta. Entretanto a área continua a mesma e não vemos um resultado significativo, ou seja, esperamos resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas.

    Abraços,
    Eduardo Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, tudo bem?

      Antes de mais nada, obrigado pela visita no blog e pelas suas palavras. Concordo com seu ponto de vista, é importante demonstrar o poder da ferramenta com o cenário do seu dia a dia. Com certeza a sua palestra foi completamente atrapalhada pelo tempo escasso e super atrasado do dia, foi uma pena. Participo de eventos de Teste desde 2008 e somente no Test Day vi coisas úteis sobre a automação de testes. Úteis do ponto de vista de quem ainda não começou a automatizar e não sabe de onde começar. Talvez uma palestra sobre os primeiros passos da automação de testes seja uma boa sacada para um próximo evento. Topa o desafio? Seria legal ajudar a responder algumas dúvidas que temos no começo, como por exemplo se devo automatizar em Java ou Ruby e se armazeno meu código em um SVN local ou no GitHub.

      Abraços!

      Excluir
    2. Mário,
      Bom dia!

      Cerca de 30% dos participantes do Test Day vieram de outros estados. Você iria a outro estado (hospedagem, transporte e inscrição) para ver as mesmas coisas que pode ver na internet?

      Temos vários artigos http://www.qualister.com.br/blog e vídeo-aulas http://www.qualidadedesoftware.com.br/p/video-aulas.html e o DFTestes é um excelente forum para respondermos essas suas dúvidas.
      Não seria um desperdício usar o evento para essa mesma finalidade?

      Abraço,
      Eduardo Souza

      Excluir
    3. Eduardo,

      Não acredito que uma única palestra sobre o que comentei acima estragaria ou desperdiçaria o tempo do evento. Ainda sobre o Test Day, lembro que menos de 30% dos participantes efetivamente automatizavam os seus testes e no evento da última semana, nem 5 pessoas ergueram suas mãos quando perguntados.

      Nós queremos automatizar os nossos testes, mas não sabemos como e por onde começar. Com um exemplo real, assim como vocês fez com a sua palestra, seria muito mais fácil para nós testadores começarmos!

      Esta cada vez mais claro para mim que os eventos de Teste de Software no Brasil são feitos para venda de serviços de consultoria, não são todos, mas a grande maioria. Já participei de evento onde cada palestra era um jabá diferente, falando maravilhas sobre o serviço prestado e pouco sobre o conteúdo proposto.

      É uma pena, mas acho que podemos melhorar!

      Abraços

      Excluir