sexta-feira, 7 de novembro de 2014

TestLink 1.9.12

Fala galera!

Estou de volta depois de 2 meses de ausência, devido a problemas pessoais e as férias do trabalho.

Depois de muito tempo resolvi verificar qual era a nova versão do TestLink e tomei um susto. Da minha última atualização aqui no blog, há mais de 1 ano atrás (set/13), tivemos mais 4 novas versões do TestLink lançadas!

Como acabei não conhecendo estas 4 últimas versões, decidi por instalar todas em meu ambiente local para entender as mudanças realizadas neste último ano.

Inclusive esse trabalho foi importante para definir qual a melhor versão para atualizar o TestLink da minha empresa, pois até agora estamos na versão 1.9.2 e com a correria do dia a dia, essa atualização foi deixada para trás!

O TestLink como todos nós conhecemos, mudou radicalmente nesta última versão (1.9.12), principalmente quanto a parte visual em sua tela principal, veja a comparação entre as últimas duas versões nos prints abaixo:

Layout da versão 1.9.11, padrão conforme as versões dos últimos anos.
Layout da versão 1.9.12, com botões no local das labels clicáveis.
Vejam que no print da versão 1.9.12, é perceptível as mudanças visuais. Não temos mais labels clicáveis (Projeto, Especificar Testes, Administração e etc.), mas sim botões em seus lugares. Confesso que não gostei. As labels não atrapalhavam em nada na utilização da ferramenta e agora quando queremos acessar alguma opção, ficamos na dúvida de qual é o botão e precisamos verificar a tooltip com seu nome. Outro ponto que notei são os quadradinhos que são exibidos na frente de cada opção da tela principal, eles deixaram de existir na nova versão (apesar que este fato não causa nenhuma dificuldade operacional ao usuário).

Ainda falando sobre os novos botões estranhos (na minha opinião), eles também estão em locais onde antes tínhamos botões normais, como por exemplo nas opções da Suíte de Teste pai, dentro do módulo de Especificar Testes, veja abaixo:

Os novos botões também estão aqui, substituindo os antigos botões com labels.
Entre as versões 1.9.8 e 1.9.12, temos 241 chamados, entre correções de bugs e novas funcionalidades. Teoricamente o usuário que está habituado com as últimas versões da ferramenta dificilmente terá problemas em utilizar a nova versão ou ficará em dúvidas quanto a alguma funcionalidade.

Para baixar a última versão do TestLink, ou alguma versão anterior, basta acessar a página do Projeto no Source Forge.

Assim que me sobrar um tempo, tentarei dar continuidade ao projeto de tradução para português, pois as novas versões incluíram muitas coisas sem tradução (a última tradução para português foi realizada na versão 1.9.6!!!)

Como eu havia citado no início desta postagem, acabei definindo a versão 1.9.11 para ser atualizada em minha empresa. Não tem os botões 'estranhos' e é uma versão bem mais nova daquela que estamos utilizando. Assim quando começarmos a trabalhar com ela, postarei algumas dicas por aqui.

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário