terça-feira, 23 de março de 2010

CInTeQ 2010 - Último dia (Parte 1)

E lá estivemos nós novamente no CInTeQ 2010! Devido ao trânsito infernal desta cidade, acabei chegando com 15 minutos de atraso e perdi o começo da palestra do Mauro Spínola, que falou sobre "Qualidade e Produtividade em Sistemas e Software: Um desafio brasileiro".
Durante a palestra, Mauro citou que a IBM é a empresa que mais contribuiu para a qualidade de software no Brasil. Ele também falou um pouco sobre gestão de projeto e de operações.

Ao entrar no assunto Produtividade, Mauro lembrou a época que trabalhou na Philco, onde a produtividade era medida em televisores fabricados e vendidos. Para ele, é possível obter uma maior produtividade através de 5 pontos:
  • Arquitetura definida;
  • Processo definido;
  • Padrões definidos;
  • Ferrramentas, automação;
  • Reuso.
Mauro nos contou  sobre uma frase dita por um presidente de uma empresa de software que está no nível 5 do CMMI: "Processo acima dos funcionários".

Mauro falou também sobre a qualidade de produto e de processo, além de citar os modelos CMMI e MPS.BR e mostrar um pouco dos seus resultados em empresas nacionais.

Gostei das colocações referente as "pessoas":

- Temos empregos, mas não temos profissionais suficientes;
- Uma alfaiataria é diferente de uma fábrica de ternos. Não dá para você colocar um alfaiate (estudante recém-formado) para gerenciar a fábrica de ternos (fábrica de software);

Para resolver isto, falta uma formação básica melhor, além de uma pesquisa aplicada nas universidades.

As empresas devem se manter atualizadas e com processos maduros.

E os profissionais devem buscar um preparo global constante.

Acredito que a palestra foi muito interessante e abriu a cabeça de muitos profissionais!

Mauro Spínola e a qualidade e produtividade como desafio nacional

A segunda palestra do dia foi com a Neli Duarte, que falou sobre Teste Mirror, "Uma estratégia de teste utilizando Scrum para Projeto Terceirizado".

Neli falou a respeito de um projeto onde foi utilizada tal estratégia e citou diversos papéis e termos do Scrum. Como essa não é a minha realidade e também possuo apenas conhecimento teórico, acabei não aproveitando a palestra, que acabou soando como "grego" aos meus ouvidos...

Neli, Teste Mirror e o Scrum

A 3ª palestra do dia foi com o Adalberto Crespo, do CTI, de Campinas-SP. Conheço o Adalberto desde 2008, quando ele juntamente com o Miguel Argolo, esteve na minha empresa para um curso de teste, logo após iniciarmos a implementação do nível 3 do CMMI.

Adalberto falou sobre o "Teste de Software no Contexto do Software Público Brasileiro". O SPB (Software público brasileiro) possui código aberto, com mais de 65 mil instituições cadastradas no projeto e 40 soluções de TI prontas para uso.

Tudo isto pode ser conferido no Projeto "5CQualiBR", que pode ser encontrado no site do CTI. Ele possui 6 vetores, sendo que um deles é sobre Teste de Software. É possível encontrar guias e documentos sobre o processo.

Adalberto nos informou que no futuro, o site terá as seguintes novidades:
  • Tutoriais especificos sobre testes (funcionais, de desempenho e etc);
  • Guia para configurar o processo de teste em uma empresa;
  • Guia para implantar o processo de teste em uma empresa;
  • Curso de treinamento em testes.
Vamos ficar de olho e conferir no site sobre estas mudanças. Um outro ponto interessante, é a existência de um fórum de discussões sobre testes. É uma ferramenta que deve ser usada por todos nós!

A palestra foi muito proveitosa e vou dar uma fuçada no site do 5CQualiBR!

Adalberto Crespo e o SPB.

Bom, amanhã trarei o restante das palestras do dia 23! O cansaço hoje está forte! Mas valeu a pena demais!
Confiram amanhã, abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário