segunda-feira, 22 de março de 2010

Começou!!! CInTeQ 2010

Começou o CInTeQ 2010! Estive hoje no Caesar Business Faria Lima acompanhando tudo sobre o evento!

Banner do CInTeQ 2010 no Caesar Business
O 1º Congresso Internacional em Testes e Qualidade de Software começou as 9 horas com a abertura de Osmar Higashi, da RSI, que passou um pouco sobre a história do Teste de Software e da BSTQB no Brasil. Higashi explicou a missão da BSQTB e anunciou que será lançada a certificação avançada do ISTQB no Brasil, com os seguintes níveis:

  • Gestão de Projeto de Testes
  • Testes Funcionais
  • Testes Tecnológicos
Com certeza uma excelente notícia para a comunidade de Testes! O Syllabus avançado já está no fim da sua tradução!

Higashi abrindo o CInTeQ 2010

A 2ª palestra do dia foi com o mineiro Eduardo Habib, profissional da Synergia e professor da PUC-MG. Eduardo nos trouxe uma excelente apresentação sobre Testes de Segurança em Aplicações Web. Um assunto cada vez mais atual. Gostei demais da palestra, pois o Eduardo nos mostrou alguns exemplos e muitas informações importantes, como um estudo da Universidade de Michigan, onde foi comprovado que 75% dos sites de bancos americanos tem alguma falha grave.

Eduardo indicou a ferramenta WebGoat, desenvolvida pela Owasp, que serve para "ensinar" aos profissionais como descobrir vulnerabilidades em sites da web. Encontrei um link em português, recomendo a leitura, clique aqui.

No final da palestra, Eduardo nos passou diversos plugins do firefox que servem para testes de segurança em web. 'FoxyProxy', 'Tamper Data', 'SQL Inject Me' são alguns dos exemplos. Prometo trazer um post especial sobre testes web mais para frente, inclusive com erros encontrados em grandes sites!

Eduardo Habib e a palestra sobre Testes de Segurança em Aplicações Web

Após os testes de segurança na web, tivemos o grande prazer da palestra de Rex Black, falando sobre o desafio dos Testes em Agile. Nunca trabalhei com Agile e apenas conheço o seu conceito, por isso acabei não aproveitando tanto a palestra, mas Rex Black foi muito bem, falou um pouco sobre o desenvolvimento ágil, e as melhores técnicas para teste:
  • Testes baseados em risco;
  • Testes automatizados - Teste de regressão funcional;
  • Teste reativo (Foco na reação do sistema)
Rex Black citou um paper de 1987, escrito por Fred Brooks, que fala sobre Complexidade: "Não existe a Bala de Prata". Vou pesquisar este paper e vou tentar trazê-lo na íntegra aqui.

A palestra terminou por volta das 13 horas e foi muito apreciada por todos, que aproveitaram o seu fim para tirar fotos e pedir autográfos ao americano.

Rex Black em sua palestra sobre Agile

Ele autografando o livro de uma "fã"

Após o almoço, tivemos a palestra com a belga Mieke Gevers, a respeito de Testes de Performance e como os seus resultados podem ser enganosos.
A palestra foi um pouco cansativa, pois a palestrando colocou muitos gráficos na tela e poucas pessoas no auditória dominavam este assunto.

Mieke Gevers e a sua palestra

A 5ª palestra do dia foi com o mineiro-goiano Emílio Silva de Castro, que é gerente de negócios da RSI de Brasília. Emílio falou sobre a especialização dos papéis em uma Fábrica de Teste.
Achei que o Emílio passou muito tempo falando sobre fundamentos de teste e acabou falando pouco sobre o foco da palestra. 

Emílio colocou a seguinte definição dos papéis para uma fábrica:

  • Gerente de Testes;
  • Engenheiro de Testes;
  • Revisor;
  • Executor de Testes;
  • Automatizador;
  • Técnico.

Grande parte destes papéis necessitam da experiência com testes, além de codificação, negócios, engenharia de software e algo que vejo poucos falando: Ortografia e gramática! Como é que alguém pode reportar uma falha no sistema, sendo que não sabe como descrever isto? Parabéns ao Emílio pela excelente colocação!

Por fim, Emílio citou um exemplo muito bom, com base na Seleção Brasileira da Copa de 2006. De nada adianta uma seleção com diversos craques e gênios, sendo que estes não jogam como um conjunto e não formam um time.

Emílio e os papéis em uma Fábrica de Testes

Por fim, tivemos a 6ª e última palestra do dia, com a Presidente da ASTQB (filial americana da ISTQB), Patricia McQuaid. Patricia nos falou sobre os desastres em softwares e o que podemos aprender com isto.

Ela utilizou os seguintes exemplos em sua apresentação:
A palestra foi muito interessante, pois abordou todos estes disastres e suas relações com o software. Apesar do cansaço de todos, após um longo dia, a palestra foi bem recebida.

Com o fim do 1º dia do CInTeQ, vou destacar alguns pontos "off":

  • Nota 10 para o Coffee-Break e para o almoço do hotel Caesar Business! Muito bom, tudo passou pela homologação do Analista de Teste que vos escreve! heheheh
  • O Mestre de Cerimônias Felipe matou a pau! Fez piadas, falou sobre a ética e humildade e nos divertiu após o almoço, bem na hora mais complicada do dia! Vou trazer um áudio com a nossa "Neuróbica" e umas histórias contadas por ele!
Infelizmente não levei a minha câmera para tirar mais fotos, pois a bateria do meu celular acabou e não consegui fotografar mais! Mas prometo que amanhã trarei melhores fotos!

Esta terça-feira promete, estou aguardando as palestras de Erik van Veenendaal e Naisawn Nader, que tem tudo para serem as melhores!

Estarei lá amanhã!

abraços a todos!

2 comentários:

  1. Oi Mario,
    A "fã", dona do livro da foto sou eu...
    E o meu livro está valendo muito mais agora, pois peguei autógrafo do Rex, do Erik e da Doroty.
    Os 3 sao muito mais show de bola do que eu pensava e eu me tornei muito mais fã.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lizandra!

    Legal saber que você era a "fã" hehehe, agora tem a foto do autógrafo!

    Eu somente tirei foto com a Dorothy, Patricia e Mieke! Acabei não levando a câmera no dia do Rex Black, por isso que a foto não está tão boa!

    Continue prestigiando o blog, valeu!

    ResponderExcluir